28 de set. de 2008

Vitória

Quando eu era criança e tinha que estudar coisas que eu não gostava no colégio, minha visão do Espírito Santo sempre foi de um estado que liga o Rio de Janeiro à Bahia. Nessa mesma época, lembro de ver no verso do talão de cheques de alguém da minha família uma relação dos estados brasileiros com suas respectivas capitais, e foi então que eu aprendi que Vitória fica no Espírito Santo. E, desde então, quase nada foi acrescentado ao meu conhecimento desse estado, situação que permaneceu praticamente inalterada até pouco tempo atrás, quando mudei de emprego e vi que existem várias atividades relacionadas ao petróleo no ES.

Mesmo depois de se confirmar a minha expectativa de fazer parte do meu período de estágio vivencial em terras capixabas, não fui muito em busca de informações sobre o lugar (vergonha, eu sei). Acontece que isso acabou tornando melhor ainda a boa impressão que tive da cidade. Vitória é uma cidade pequena, com quase a mesma população que Gravataí/RS, lááá de onde eu venho, mas as semelhanças param por aí. Tudo por aqui é muito organizado, limpo, novo e tem um ar moderno, apesar de Vitória ser uma das cidades mais antigas do país. Hoje saímos, Saul e eu, para um city tour com o Vitor Hugo e sua namorada, ambos capixabas. O que eu vi em alguns momentos não parecia em nada com as outras cidades que conheço: prédios antigos quase que sem pixações, sem mendigos na rua, uma zona portuária sem a pobreza característica dessas regiões... enfim, várias coisas boas! Ah, sim, teve algo não tão bom também: parece que o turismo não é nada incentivado por aqui, porque é impossível de se achar um mapa de bolso da cidade ou um guia com os pontos turísticos do estado! Amanhã farei a última tentativa, vamos ver se tenho mais sorte que hoje...

Por enquanto não vou parar pra registrar tudo o que já vi de bom e bonito aqui. Vou esperar pra ter algumas fotos, aí tudo fica mais fácil hehe. Mas vale a pena repetir: a primeira impressão foi sensacional!!!

=)

Um comentário:

Katemari disse...

Mas 'tá ligado' que é uma das regiões com maiores índices de homícidio do país, né? Primeiro é a região metropolitana de Recife, depois a de Vitória.

Mas quero fotos, porque pra mim o Espírito Santo é lenda, assim como o Acre. :-p